Mitos e Verdades da Decoração – 6 Ideias preconcebidas

Mitos e Verdades da Decoração – 6 Ideias preconcebidas

Piso escuro suja menos.

Isto não passa de um MITO! Num piso escuro a sujidade nota-se menos, mas a quantidade é a mesma. O piso não suja menos, apenas não temos tanta noção da sujidade existente porque é menos perceptível. O erro está na frase.. já é usual dizer que a Língua Portuguesa é matreira.

Mitos-e-Verdades-da-Decoração---Piso-escuro-vs-claro

Temos de definir um estilo!

Todos sabemos que existem vários estilos de design e decoração, mas não temos obrigatoriamente de escolher um estilo e segui-lo à risca. Já referimos várias vezes nos nossos artigos anteriores que o importante é conseguirmos obter um espaço equilibrado e onde nos sintamos confortáveis. E não é por misturar peças de estilos diferentes que não irá alcançar essa harmonia.

Misturar estilos é uma arte! E nós defendemos até que torna as divisões muito mais interessantes, pessoais e dinâmicas. Mas é preciso saber fazê-lo correctamente. Por isso, não temos outra hipótese senão considerar esta premissa um MITO! E se por acaso está a pensar envergar por este caminho na decoração da sua casa, sugerimos que contrate um profissional para assegurar que o trabalho fica bem feito.

Tinta na parede muda de cor

Muito provavelmente já experienciamos escolher uma cor de tinta, pintarmos a parede e depois percebermos que ‘’a cor ficou diferente’’. Atenção, não, a cor não ficou diferente. Este resultado é causado pela incidência da luz na tinta. Quando olhamos para a tinta dentro do balde, a luz incide de uma maneira e quando colocamos a tinta na parede, a luz incide de outra forma, daí a cor ‘’ser diferente’’. Se reparar bem, durante o dia e com a movimentação do sol a luz que entra na divisão e, consequentemente bate nas paredes, vai variando e a própria cor ‘’não é a mesma’’ às 07h00 e às 15h00 por exemplo.

Se alterar a lâmpada que tem na divisão para uma temperatura de luz ou intensidade diferentes, irá verificar também que a cor da parede ‘’muda’’. Isto verifica-se com maior evidência em cores claras pois a reflexão da luz é maior, do que em cores escuras que acabam por absorver a luz e não variar tanto.

Portanto, não temos outra hipótese senão declarar que esta ideia é um MITO! O efeito é causado pela iluminação, e aí sim a percepção da cor é outra, mas a cor é a mesma.

Cores afectam a percepção dos espaços

Uma cor escura e uma cor clara têm efeitos diferentes na mesma divisão. A percepção que temos do espaço varia, mais fundo, mais estreito, mais alto, mais baixo.. As cores afectam a percepção que temos dos espaços, não só pela cor em si, mas dependendo também das paredes onde são aplicadas. Esta noção de que a percepção dos espaços altera consoante as cores é sem dúvida VERDADE! – veja o nosso artigo sobre Como aumentar e diminuir espaços e saiba mais como pode manobrar o espaço que tem através destes efeitos visuais.

Aumentar e diminuir espaços Ambientes com paredes de espelho

Mais que um padrão fica uma confusão

Aqui, à semelhança da mistura de estilos, mais que um padrão só fica uma confusão se não soubermos como conjugar. Reforçamos novamente: é tudo uma questão de equilíbrio, harmonia e conforto. Esta ideia de que muitos padrões não funcionam é portanto um MITO! – descubra como conjugar vários padrões no nosso artigo Bem-vinda Primavera! – Padrões e Estampados.

Padrões estampados geométricos florar tropical

Quanto mais luz melhor!

A iluminação de uma divisão é bastante importante. Tal como referido acima relativamente à mudança da cor da tinta na parede, a iluminação altera a percepção da cor e até mesmo a própria sensação que temos quando estamos no espaço. Contudo, temos de entender que cada divisão tem uma vivência diferente e, por essa razão, a iluminação tem de ser adequada às tarefas. A iluminação de uma cozinha não deverá ser a mesma que a de um quarto. Na cozinha, realizamos tarefas em que precisamos estar atentos, ser astutos e executar em segurança – quanto mais luz, melhor! Já o quarto, é a nossa divisão de relaxamento, descanso e o local onde recarregamos as baterias, portanto a luz não tem de ser nem na da mesma intensidade, nem da mesma temperatura de cor da iluminação que temos na cozinha. Logo, esta ideia é definitivamente um MITO!

Ainda tem dúvidas sobre a junção perfeita? Contacte-os pelas nossas redes sociais Instagram e Facebook ou através do nosso ponto de contacto e coloque as suas questões, estamos sempre prontos a dar conselhos de design e decoração.

Partilhar

Escreva algo e pressione entre para pesquisar

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.