Como aumentar e diminuir espaços

Como aumentar e diminuir espaços

Hoje falamos sobre aumentar e diminuir espaços…

Caso ainda não tenha tido a sorte de construir a sua casa de raíz, escolhendo detalhadamente a arquitectura e a forma como os espaços irão interligar-se então, muito provavelmente, faz parte do grupo de pessoas que gostava de ter uma arquitectura diferente daquela em que vive actualmente.

Por muito que as remodelações sejam nossas amigas e permitam alterar o espaço que temos, não deixam de ter as suas limitações e somos obrigados a restringir-nos a determinados elementos arquitectónicos que nem sempre conseguimos contornar. Ou podemos não ter capacidade financeira, de tempo ou estilo de vida para dedicar-nos a partir e levantar paredes.

Neste caso, podemos manobrar o espaço de outra forma e é disso que gostaríamos de falar-lhe hoje: formas de alterarmos visualmente os nossos espaços! Achamos estas ideias muito boas e queremos que pense nelas da próxima vez que entrar no seu quarto e achá-lo pequeno e sombrio, ou entrar na sua sala e sentir que é demasiado estreita.

Mas estas dicas não servem só para aumentar espaços. Se tem uma zona demasiado ampla facilmente conseguirá sentir-se perdido e despido de conforto. Temos dicas para ajudar com este problema também.

Aumentar e diminuir espaços Ambientes com paredes de espelho

Espelhos e magnitude!

Espelhos são excelentes amigos da amplitude! Consegue facilmente tornar o espaço maior.

Além de reflectirem a luz e, por isso, ajudarem a clarear o ambiente e consequentemente torná-lo maior, dão ainda a sensação de continuidade. 

E aqui, quando falamos em espelhos, não estamos a referir-nos àqueles espelhos em cima do aparador ou no hall de entrada, embora adoremos estes elementos decorativos, emoldurados e lindos.

Estamos a falar de paredes e faixas de espelho! Sim. Esta é a solução ideal para tornar o seu espaço visualmente maior. Escolha a parede que sente que encurta o seu espaço e aplique espelho. Pode colocar painéis simples a cobrir toda a área de parede, mas queremos deixar-lhe com a sugestão de colocar um gradeamento. Isto tornará o uso do espelho muito mais natural, menos forçado, e obterá aquele efeito de treliça/biombo que são utilizados para separar zonas parecendo que, depois do gradeamento, há ainda um outro espaço diferente, e não temos a percepção imediata de que é o reflexo daquela mesma divisão onde estamos.

Ambiente com tecto pintado e paredes pintadas

Cores

Hoje em dia existe cada vez mais cuidado por parte de quem está a decorar a sua casa para tomar as opções certas. As pessoas estão cada vez mais bem informadas, por isso não é com certeza novidade se lhe dissermos que as cores que escolhemos para as nossas paredes afectam o espaço. Aliás, temos todo um post a falar sobre a paleta de cores e o funcionamento e sensações das mesmas – aproveite e dê também uma espreitadela.

Ainda assim, não poderíamos deixar de mencionar este elemento e referir a forma como conseguimos manipular o espaço através do seu uso. É bastante fácil na verdade: cores claras aumentam, cores escuras diminuem. Se tem uma divisão pequena e quer ter a maior sensação possível de amplitude, use tons claros. Se tem um espaço demasiado amplo e sente desconforto pois não é acolhedor e traz-lhe insegurança, aplique tons escuros.

Atenção, para diminuir o espaço pintando paredes não significa que tem de pintar toda a divisão dessa cor. Pode por exemplo diminuir um espaço escurecendo apenas uma parede, para também não se sentir enclausurado por todos os lados. 

Estas soluções servem também para problemas de pé direito, vulgarmente conhecido como altura do espaço. Somos sem dúvida apreciadores de pés direitos altos, mas por vezes podem tornar-se desconfortáveis. Aqui estamos habituados a entender o Cliente e a conceber espaços para ele e não para nós; por isso, temos situações em que precisamos baixar a altura da divisão. E como? Simples, tal como as paredes, pintamos o tecto com uma cor escura. O inverso serve para aumentar: cores claras para tornar o tecto mais alto.

Paredes com riscas horizontais e verticais

Riscas

Esta é a solução económica caso não queira pintar a parede com uma cor sólida. E se gosta de dar toques especiais à sua casa, melhor ainda. Esta é a opção perfeita. Contudo, é a hipótese que mais variantes tem e temos de pensar em todas elas quando decidimos utilizar riscas num espaço. 

Temos na sua base a orientação: horizontal e vertical. O que é que temos de ter em conta? Elas alongam o sentido em que estão orientadas e encurtam o sentido oposto. Ou seja, as riscas verticais aumentam o espaço em altura e consequentemente reduzem em amplitude. As riscas horizontais aumentam em amplitude e diminuem em altura. 

Além da orientação, temos a espessura da risca: larga ou estreita, o que acabar por afectar também a percepção. Podemos jogar com esta característica para contrapor o efeito consequente da orientação. Ou seja, riscas horizontais que alongam o espaço e diminuem a altura. Se utilizarmos riscas finas, ajuda a tornar o espaço visualmente mais alto. No caso das riscas verticais que conferem altura, se optarmos por riscas estreitas, conseguimos tornar o espaço mais longo.

Contudo, não podemos também esquecer que a orientação, espessura, quantidade e cor das riscas remetem-nos para estilos de decoração diferentes por isso, atenção quando as utilizarem. Elas ajudam-nos a resolver visualmente o problema de amplitude, mas não queremos que criem problemas com a decoração e o estilo que escolhemos.

Em caso de dúvida já sabe, o melhor é consultar um profissional que o aconselhe e oriente para tomar a melhor decisão.

Fique atento ao próximo post da nossa rúbrica Guia para decorar a sua casa e não perca nenhuma das nossas dicas para se tornar um expert a decorar para si.

Acompanhe todas as nossas novidades através das nossas redes sociais.

Partilhar

Escreva algo e pressione entre para pesquisar

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.