Estilo Nórdico
É fã do estilo nórdico e gostava de experimentá-lo em sua casa?
Deixamos-lhe aqui algumas dicas essenciais para orientar a decoração da sua casa e conseguir um ambiente de sonho.
A decoração ao estilo nórdico chegou a Portugal há alguns anos e veio para ficar. Desde então, de dia para dia ganha cada vez mais adeptos e muito se deve não só a oferta de produtos que se verifica no mercado mas também às grandes vantagens funcionais que conseguimos obter no espaço.
Por tornar os espaços mais amplos e práticos a tendência crescente deste estilo verifica-se sobretudo em casas mais pequenas, acabando por resolver questões funcionais e de decoração aos adeptos da vida citadina e que habitam os centros históricos, onde os imóveis possuem áreas mais contidas.
Não quer isto dizer que este estilo não se adeqúe a áreas maiores. Aliás, muitas pessoas procuram-nos diariamente, por quererem optam por um estilo nórdico apenas por se identificarem com o seu ambiente e não propriamente pela escassez de espaço.
De forma a ajudá-lo a perceber um pouco melhor este estilo e, a entender se é o ideal para si, estruturamos uma lista de 5 premissas base para guiá-lo na escolha da decoração da sua casa.
As cores nórdicas
O estilo nórdico caracteriza-se sobretudo pelo uso de cores neutras, que dão luz e leveza às zonas da casa.
Na maior parte do ano, nos países nórdicos, os dias são curtos e a falta de luz natural confere aos ambientes um carácter sombrio e escuro.
Para combater esta tendência natural, o uso de cores neutras e claras reflete a luz, fazendo com que os espaços se tornem mais leves e claros.
A iluminação
Como já deve ter percebido, a base de todo este estilo e das cores tem como origem a iluminação. O objectivo é iluminar, iluminar e iluminar. A luz é o factor principal, por isso opte por ter todos os candeeiros possíveis de colocar no espaço que está a decorar.
Se na sua sala tem um espaço à parte, coloque um candeeiro de mesa ou de pé.
Se a sua sala de jantar tem um aparador, coloque um candeeiro de mesa além do que já tem em cima da mesa de jantar.
Se tem um balcão de cozinha com bancos altos, ilumine toda essa superfície.
O objectivo é trazer a luz do dia para dentro de casa.
Mas atenção! Não esqueçamos que no nosso país os dias não são curtos e, se a arquitectura da nossa casa ajudar, com várias janelas ou grandes envidraçados, conseguimos muito mais facilmente a iluminação necessária. Se assim for, temos de ser mais contidos, pois não queremos excesso de luz. Queremos a luz ideal.
Os materiais naturais
Falar em países nórdicos é quase sinónimo de clima frio! Os materiais naturais característicos deste estilo vêm precisamente combater esta realidade e trazer calor e conforto ao lar.
Já sabemos que temos de apostar em cores claras e muita luz, o que por um lado torna o espaço mais frígido.
Por essa razão, aposta-se no uso das madeiras claras, quer seja na arquitectura ou no mobiliário.
Nos tecidos aconchegantes para peças como sofás e poltronas evitando as peles.
E fibras como a lã e o algodão em apontamentos decorativos e funcionais como as mantas e almofadas.
Ah! E não esqueçamos de alguns apontamentos da Mãe Natureza, uma planta ou outra, nada de excessos.
Simplicidade e funcionalidade, sem excessos e equilibrado
Nada de excessos! Casas cheias e com pouco espaço de circulação e fluxo de ar não são de todo contempladas no estilo nórdico.
Devemos manter uma linha clara do que são os essenciais daquele espaço e cingir-nos a eles? Sim! Mas, no final, após termos o mobiliário, temos de aconchegar e compor tudo com peças e elementos decorativos que trarão alma e vida ao ambiente.
Se acha que o estilo nórdico é minimalista, desengane-se. É verdade que é por muitos associado ao minimalismo e ao ‘’clean’’, mas isto acontece por ser visualmente banhado de cores e materiais claros.
No estilo nórdico use e abuse de pequenos elementos, quadros e padrões geométricos para acalorar o ambiente e remeter diariamente para o que os dinamarqueses chamam de hygge; o conceito de aconchegante, da lareira acesa e do calor não só que esta emana mas também que se deve sentir no seio familiar.
Tal como em português, o termo saudade não tem tradução, em dinamarquês o termos hygge é também único.
É um conceito que transmite a sensação de felicidade plena com os simples prazeres da vida: um chá com um fio de mel no calor da lareira, um copo de vinho com os amigos no aconchego da casa ou um passeio à beira mar em família, com o cheiro de maresia no ar.
Este hygge pode também ser transportado para o calor da casa, tornando-o num verdadeiro lar para toda a família.
Seguindo esta filosofia de vida, deve colocar tudo o que conseguir sem sufocar o espaço, optimizando-o para que se torne funcional.
CURIOSIDADE
Sabia que nos países nórdicos privilegiam produtos de alta qualidade e com um preço mais elevado em detrimento dos que possuem o mesmo design, mas a um preço e qualidade inferiores? Tenha isto em mente quando decidir comprar os produtos da sua decoração: comprar qualidade compensa, #octosolido.